top of page
background_cebcc_edited_edited.jpg
logo_versao_branca_edited.png
logo_title_cebcc4.png
CCEBCC_menu.png

1ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo - Especial Mohamed Khan (1942-2016)

Realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro - 14 a 26 de junho de 2017

A “1ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo - Especial Mohamed Khan”, patrocinada pelo Banco do Brasil e produzida pela Orientse, exibiu 12 longas-metragens dirigidos por Mohamed Khan, considerado um dos fundadores do neorrealismo no cinema egípcio e um dos mais premiados do país. A mostra de cinema egípcio foi a primeira de uma série que pretende apresentar ao público brasileiro os maiores e mais importantes diretores e cineastas do Egito.

Defensor das causas femininas e conhecido pela direção de filmes polêmicos e que abordam temas de interesse social, Khan expôs ao mundo uma sociedade egípcia pouco conhecida, porém muito semelhante à outras sociedades, inclusive a brasileira. A programação compreendeu a exibição de títulos como: A menina da fábrica (2013); Antes do verão (2015); Encontro para jantar (1981); Dias de Sadat (2001); A esposa de um homem importante (1987); dentre outros.

O debate de abertura contou com a participação de Wessam Soliman, roteirista e viúva de Khan. Wessam foi roteirista de três filmes dirigidos por Khan: A menina da Fábrica (2013), Meninas do Centro (2005); e, No apartamento de Heliópolis (2007).


1 visualização0 comentário
bottom of page